A associação Círculo Cultural de Setúbal, CCS, foi fundada em junho de 1969 e tinha a sua sede provisória nas instalações do Clube de Campismo.
O CCS começou a ter muitos sócios e assim em dezembro de 1970 arrendou o segundo andar direito na Avenida 5 de outubro, 87.
As instalações eram boas. Uma ampla sala, logo à entrada, servia para atividades tão diversas como palestras, exposições e até assembleias gerais. Depois havia mais três assoalhadas, para o gabinete da direção e apoio às várias secções do CCS. A cozinha servia como câmara escura para as aulas de fotografia.
Um excelente e vasto sótão completava as instalações. O sótão passou rapidamente a ser um local de convívio para os sócios solteiros de ambos os sexos.
O sótão tinha algumas telhas de vidro para a sua iluminação diurna. A secção de astronomia, em 1970, teve a ideia de retirar uma das telhas, voltada para sul e realizar observações de manchas solares. As manchas foram fotografadas por um processo indireto.
Logo a seguir ao 25 de Abril, no dia 27, na sede do CCS foi organizada uma assembleia informal sobre a situação política em Setúbal. As instalações estavam a abarrotar de sócios e curiosos que queriam ouvir e falar livremente sem quaisquer receios.
Nos meses seguintes o CCS teve um grande aumento de sócios devido às aulas dadas aos adultos. Por isso, em março de 1975 a direção resolveu ocupar um prédio devoluto na Rua Detrás da Guarda, 28 onde tinha sido a residência e consultório do médico Dr. Pereira Machado.
Infelizmente, anos depois o CCS entrou em decadência e em novembro de 1998 foi despejado das suas instalações. Na prática a associação encerrou.
Professor Alberto de Sousa Pereira