O asilo Bocage, o seu nome inicial, foi in augurado em 15 de setembro de 1913, devido ao esforço do médico, setubalense de adoção, Dr. Paula Borba.
Destinava-se apenas a homens idosos. Com efeito, Setúbal era uma cidade industrial e muitos homens, na velhice, ficavam sem reforma e sem apoio familiar. Este asilo veio colmatar um vazio na assistência à velhice dos homens mais necessitados.
O seu jantar de inauguração até teve canja de galinha, linguado frito, peru assado, doces, vinho, café e licores, tudo graças às variadas ofertas.
O asilo foi utilizado, ao longo da sua história, para diversas atividades e confraternizações. Em parte, devido à sua localização central e ao seu amplo salão, bem iluminado e com as paredes decoradas com pinturas.
A primeira Volta a Portugal em bicicleta teve a sua primeira etapa com a final em Setúbal no dia 38 de abril de 1927.
Os 38 corredores que chegaram a Setúbal, cerca das 17 horas, foram depois agraciados com um jantar no asilo Bocage.
Vários congressos se realizaram no asilo. Assim, em novembro de 1931, foi lá que se se reuniu o II Congresso dos Bombeiros Portugueses, agraciados depois com um banquete de encerramento.
O Dr. Paula Borba foi o grande dinamizador do asilo. Por isso, em março de 1935, foi inaugurado no jardim do asilo, um seu busto e no átrio foi colocado um retrato do homenageado.
Mas foi apenas em fevereiro de 1954 o asilo passou a ser designado Asilo Dr. Pula Borba. Foi uma iniciativa do advogado Dr. Carlos Paúl, com a qual a Santa Casa da Misericórdia concordou.
Hoje o asilo continua a prestar bons serviços à cidade, sendo uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, maiores de 65 anos, com alguma deficiência ou com impedimentos de residência familiar.
Professor Alberto de Sousa Pereira