O supermercado, uma loja onde o cliente se serve e no fim paga, nasceu em 1930 nos EUA. Mas foi depois do final da II Guerra Mundial que os supermercados se espalharam pelo Mundo.
Em Portugal o primeiro supermercado a abrir em 1961, em Lisboa, foi o Supermercado Saldanha.
Não passava de uma mercearia, um pouco maior e melhorada, mas foi um sucesso notável na época.
Em Setúbal, em maio de 1967, abriu o supermercado “Pronto”, na Avenida 5 de Outubro, N.º 72. Na inauguração estiveram presentes as individualidades habituais do concelho, incluindo o comandante do RI 11.
Em setembro foi a inauguração do supermercado Pão de Açúcar ao lado do mercado do Livramento. Estava aberta das 9 às 20 horas e garantia 100 postos de trabalho. Uma multidão esperou pela abertura, enquanto o padre Lobato abençoava as instalações.
Naquele dia o açúcar estava 7$50 escudos o quilo, uns 2,62 euros a preços de hoje.
Em junho de 1973 foi a vez da empresa Delta abrir o seu supermercado na Praça do Brasil. A mesma empresa, em setembro de 1974, abriu outro supermercado, desta vez no Bairro do Liceu.
Em abril de 1978 os talhantes do mercado do Livramento julgavam que ainda estavam no tempo da Ditadura. Assim organizaram uma invasão do supermercado Pão de Açúcar ao lado do mercado. Afirmavam que aquele vendia a carne muito barata. A gerência do supermercado manteve os preços, em nome da livre concorrência, e tudo acabou.
Em outubro de 1991 foi a vez de abrir o hipermercado Jumbo, em Setúbal, que possuía 64 caixas e tinha uns 800 trabalhadores diretos. A inauguração contou com 2.000 convidados e as instalações foram abençoadas pelo pároco de São Sebastião. Nos primeiros cinco dias o Jumbo foi visitado por 100.000 clientes.
Os supermercados tinham definitivamente conquistado os setubalenses!
Professor Alberto de Sousa Pereira