Nossa Senhora da Anunciada
- Rua Deputado Henrique Cardoso, 13
2900-110 Setúbal - Tel: 265 523 128
(chamada para a rede fixa nacional) - E-mail: geral@uf-setubal.pt
As conversas da iniciativa “Filosofia a Pés Juntos” estão de regresso à Casa da Cultura, em Setúbal, com a primeira sessão deste novo ciclo agendada para sexta-feira à noite, agora com Luís Gouveia Monteiro a acompanhar António de Castro Caeiro.
O regresso desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, atelier DDLX e editora Abysmo, acontece no âmbito do conjunto de homenagens a João Paulo Cotrim, autor e editor falecido no ano passado, que manteve nos últimos anos intensa colaboração cultural com o município.
“O Espetáculo dos Sentidos” dá tema à sessão, a realizar sexta-feira, às 21h30, no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, com entrada gratuita, que marca o regresso do ciclo de conversas “Filosofia a Pés Juntos”, o qual, anteriormente, era conduzido por António de Castro Caeiro na companhia de João Paulo Cotrim.
José Teófilo Duarte, do atelier DDLX, adianta que o tema em destaque na sessão desta sexta-feira, realizada a dois dias do aniversário de João Paulo Cotrim, que celebraria 57 anos a 13 de março, é centrada na reflexão de aspetos sobre a definição da consciência e da vivência humana.
“A neurociência tem apresentado propostas para resolver o problema filosófico da consciência. António Damásio, por exemplo, define-a como o sistema multimédia que os organismos complexos desenvolveram para controlar o funcionamento interno e as relações com o exterior, em busca da sobrevivência e do bem-estar.”
Da indefinição surge a discórdia para conversar. “Para António de Castro Caeiro, pensar assim é entregar os pontos ao fisicalismo e desistir do espírito, da possibilidade da metafísica e até do livre-arbítrio. Para Luís Gouveia Monteiro, pelo contrário, é mais uma boa ajuda para dinamitar a oposição entre corpo e alma, entre espírito e matéria.”
Uma conversa de contrastes mas, também, de confluências entre as áreas da filosofia e da comunicação. António de Castro Monteiro e Luís Gouveia Monteiro são, respetivamente, docentes de Filosofia Antiga e Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.