26.ª Edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal
De Quarta-feira 21 agosto 2024
Até Sábado 31 agosto 2024
Visualizações : 102

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS), organizada pelo Teatro Estúdio Fontenova, regressa para o prazer dos amadores de teatro, com a sua 26.ª edição, que decorrerá entre 21 e 31 de agosto, com extensão a 18 de setembro.

Com um programa rico e diversificado, que inclui 32 eventos, o FITS apresenta companhias de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia e Roménia, prometendo levar o público numa viagem reflexiva. Entre as novidades desta edição, destacam-se as quatro estreias que prometem surpreender os espectadores.

Este ano, o festival alarga os seus horizontes e leva a arte teatral a Palmela, num compromisso com a descentralização cultural.

A Festa do Teatro vai além das encenações teatrais, oferecendo uma programação cultural abrangente e inclusiva. A Secção Mais Festa dá palco a artistas emergentes, proporcionando-lhes a oportunidade de mostrar o seu trabalho e receber o reconhecimento do público. Para os amantes da escrita dramática, haverá conversas sobre teatro na livraria Culsete, com o tema "Mulheres na dramaturgia", um espaço de reflexão e debate sobre o papel da mulher na criação artística.

A intervenção social é outro dos pilares desta edição da Festa do Teatro. Através de diversos espetáculos e atividades, o festival pretende abordar temas relevantes da atualidade, como o feminismo e a defesa dos direitos dos oprimidos, promovendo a reflexão e o debate sobre estas questões.

Reforçando o seu compromisso com a inclusão, a Festa do Teatro terá dois espetáculos traduzidos em língua gestual portuguesa, garantindo que a arte seja acessível a todos.

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro nasceu em 1995, como forma de celebrar os 10 anos do Teatro Estúdio Fontenova. Ao longo de mais de duas décadas, o festival consolidou-se como um dos principais eventos culturais da região, atraindo público de todo o país e do estrangeiro.